Suaviza todas as circunstancias que se lhe apresentam na Vida.
Acredito que a maioria das pessoas em todo o mundo já ouviu falar no efeito da bolinha de ping pong na parede. Ao jogarmos uma dessas bolinhas numa parede, ela retorna com uma velocidade maior do que aquela quando você a lançou. Isso acontece porque a parede é compacta e dura.
Porém, se você lançar uma dessas bolinhas com toda a força numa “Toalha pendurada no Varal”, toda a força e velocidade utilizada morrerá na toalha, e a bolinha cairá “por terra” sem energia, abatida. Isso acontece porque a Toalha não impõe resistência; ela acolhe a bolinha, suaviza o impacto.
Assim também podem ser as nossas circunstâncias do dia a dia. Sei que outrora também já fui “parede dura”, “resistente”. Por isso mesmo criei e adotei na minha vida a presente “Teoria da Toalha no Varal” que aqui divido com os senhores.
Diante de uma situação onde uma pessoa ou circunstancia possa lhe ofender, oprimir, lhe atingir de alguma forma, a tendência humana é a de que sua “resposta” seja com a mesma ou maior intensidade da do “ofensor”. Igualmente como acontece com a bolinha de ping pong lançada numa parede compacta e dura. Denomina-se “Ação e Reação”. Entretanto, não precisamos nem devemos seguir irracionalmente “as tendências” humanas; somos seres pensantes, racionais, mutantes, com poder de decisão, de escolhas. Podemos, sim, “Suavizar todas as circunstancias que se nos apresentam na Vida” como uma Toalha no varal que não se opõe ao impacto da bolinha.
A Natureza nos dá muitas lições de vida em nosso dia a dia. Basta prestarmos mais atenção que as colheremos. Podemos ainda substanciar tudo isso acima com a Teoria do Bambu, milenar teoria oriental. O bambu é um vegetal muito resistente com múltiplas utilidades. Porém, não são somente essas mais diversas utilidades que podemos extrair do bambu. Ele também é capaz de nos passar verdadeiras lições. Uma dessas lições é em relação à humildade. Apesar de sua tempera comparada ao aço, diante da menor brisa ele se curva mostrando toda a sua flexibilidade e leveza. Na verdade isso é também uma demonstração de sabedoria. Se um bambu resistir aos fortes ventos ele poderá se partir. O vento é o vento, não diminui em razão da resistência do bambu.
Adversários somente existem quando eles são reconhecidos e confrontados.
Além disso, não é justo carregarmos conosco o “peso” dos “pecados” que os outros promoveram, mesmo sendo nós a vítima direta. É como carregar uma pedra muito pesada que alguém pôs em nossa mochila. Então, como a pedra aqui citada não é física, é mental; devemos nos esforçar para perdoar esse ofensor; e não somente perdoar, abençoar com sinceridade. Assim a “pedra” desaparece.
Muitos são os que resistem a uma mudança de atitudes alegando ser uma pessoa “assim, com personalidade assim” em definitivo. Mas isso é um lastimável engano. Ninguém é “assim, com personalidade assim” em definitivo. Todos “estamos sendo” no momento conforme nos apresentamos. Assim como atores nesse teatro real que a cada momento representam um personagem. Em definitivo somos à Imagem e Semelhança de Deus.
Parece muito difícil adotar em nossa vida a “Teoria da Toalha no Varal”. Porém, não é. Os únicos adversários são o seu Orgulho e a sua Vaidade; e, em muitas pessoas, a “preguiça” de refletir melhor a Vida. Substitua-os pela “Toalha da humildade e sabedoria”. Todos somente têm a ganhar. Mas, em especial, Você.
Suaviza todas as circunstancias que se lhe apresentam na Vida.
Muitas Bençãos e Luz em sua Vida!
Muito relevante esse texto.
Me identifico com esse tipo de conteúdo.
Maravilha!!!
Muito Obrigado pelo retorno, João! Muitas Bênçãos!!!