Ferramentas de Leitura:
-+=

Adão e Eva – O que significa?

Qual o significado da expressão “Adão e Eva” citada no Gênesis?

A maioria das pessoas responderá com muita simplicidade que se trata do primeiro casal criado por Deus e posto para habitar a terra. Mas, na verdade, na essência a citação não tem o significado de primeiro casal; mas sim, uma referencia à humanidade como um todo. A humanidade é sempre representada por um casal (homem e mulher); pois que representa a multiplicação e manutenção da espécie. Então, com uma reflexão um pouco mais atenta e profunda, vamos então investigar se esta afirmação de “primeiro casal” estaria revestida com alguma razoabilidade.

O “episódio” descrito no primeiro livro da bíblia envolvendo Adão, Eva, a serpente e a maça; matematicamente falando contamos quatro elementos no episódio. Mas isto se observarmos sem muita atenção. Com mais um pouco de sabedoria percebe-se que tal evento não tem o significado dramático (ou romântico) que quase todos têm contemplado. Neste episodio não existem quatro elementos que estão praticando uma ação. Se bem observado, veremos que se trata de apenas dois elementos: o homem e a maça.

Então vamos pormenorizar a questão:

Primeiro elementoAdão. Adão representa o homem criado à imagem e semelhança de Deus; o homem puro, original. 

Segundo elementoEva. Eva representa a parte humana, a personalidade material desse mesmo homem (Adão); que come da arvore do conhecimento humano, das lógicas humanas. Portando, Eva não se trata literalmente do elemento feminino. Enfim as mulheres não precisam mais ficar achando que é a parte ruim da narrativa.

Terceiro elementoA Serpente. A serpente representa as tentações que podem suscitar na mente do homem; os desejos deste homem; os desejos que todos temos, controláveis ou não, proibidos ou não. 

Quarto elementoA maçã. A maça é o objeto do desejo, o alvo do desejo; que no livro foi representado por uma fruta atraente, gostosa, bonita. Mas que na pratica podemos dizer que se trata da atraente mulher do vizinho; o patrimônio alheio; os vícios, etc. Portanto, somente existem no presente episodio: o homem (que ao mesmo tempo é Adão, que é Eva, que é a serpente) e a maça.

Comer da arvore do conhecimento do bem e do mal; pecado creditado ao citado “casal”; nada mais é do que a atitude do homem de adotar os conceitos materiais e humanos como dogmas da Vida. Investir nos conhecimentos do bem e do mal, com o objetivo de aprender a se defender do mal, é se despojar do Bem que é criação divina e única existência. O mal somente existe se você o criá-lo; se você o reconhecê-lo; se você o temê-lo; e o que é pior, se você praticá-lo.

Na verdade ninguém precisa temer o mal. Todos precisamos apenas vivenciar o Bem, acreditar no Bem, praticar o Bem; porque o Bem é criação de Deus. O mal é uma ilusão do homem; tanto quando ele o teme, quanto quando ele o pratica. Quando o homem teme o mal ele esta vivenciando um pesadelo, vendo fantasmas. Quando ele o pratica, esta atuando como um ator numa dramática ficção criada por si mesmo; vivendo num “mundo paralelo”.

O homem não consegue admitir que o mal possa ser combatido com o Bem.  E, pensando bem, não pode mesmo. Quem pratica o Bem não deve pensar que esteja se defendendo do mal; lutando contra o mal; deve simplesmente praticar e vivenciar o Bem. O Bem não é uma arma de defesa; o Bem é o estado natural, é o estado divino do homem. 

Se alguém te odeia e você diz pra essa pessoa que a odeia também; qual será o resultado disto? É a solução? É assim que se pode promover a reconciliação? Por outro lado, se um dos dois introduzir o Amor e o perdão nesta questão; com certeza alguma coisa vai mudar. Pelo menos para um dos dois: aquele que se propôs ao Amor.

Todo este enredo, aparentemente romântico e pecaminoso do citado casal, não terá nenhuma validade espiritual, não terá nenhum proveito para o crescimento do homem se observado e compreendido de forma superficial, apenas com os “olhos” da lógica humana.

Reflitam mais! Muito Obrigado!

0 0 votes
Avalie nosso post!
Deseja ser notificado sobre estes comentários?
Me notifique quando

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários.