Quando fazemos leitura de Livros da Verdade (Palavras de Deus), ou ouvimos palestras com a mesma natureza, ou ainda, mesmo quando através de consultas com orientadores religiosos, estamos alimentando nosso espírito com “nutrientes” divinos, ou seja: conhecendo A Verdade e substanciando fortemente nosso espírito. Isto é semelhante com a ação do nosso corpo físico ao fazermos nossas refeições diárias; ele está se alimentando com os necessários nutrientes materiais.
Tanto o corpo físico como o “corpo” espiritual devem assimilar os citados nutrientes afins através de seus respectivos processos “digestivos”. O corpo físico, o organismo humano, através da Digestão assimila diligentemente os nutrientes necessários para fortalecer, restabelecer e repor energias, descartando o que não lhe convém. Semelhante a este processo digestivo físico também funciona a assimilação dos nutrientes divinos quando “tomamos as porções nutritivas espirituais”; só que: através da Reflexão. A reflexão, portanto, é a Digestão mental que assimila os nutrientes divinos (A Verdade). A diferença está em que a Digestão orgânica é processada sem a nossa interferência ou consciência. A Digestão orgânica se processa naturalmente, diligentemente. Não havendo, pois, a devida Reflexão a respeito da ceia espiritual que acabamos de receber, tudo poderá ser descartado em sua totalidade sem que se tenha assimilado “nutriente” espiritual algum. Assim, por pura falta de atenção podemos não acumular patrimônio espiritual ainda que tenhamos recebido suas substanciais “porções”.
Quando vamos à feira ou supermercado fazer as compras, nós compramos frutas, verduras, legumes, etc.; trazemos tudo para casa e cuidamos muito bem deles, qual seja: lavamos, descascamos, picamos, cozinhamos e consumimos! Ninguém deixa na feira os produtos que adquiriu. Trazemos todos para casa. Também quando participamos de um evento espiritual não devemos deixar no local o que adquirimos como informação (palavras da verdade). Devemos trazê-los todos para casa e cuidar “deles”, qual seja: refletir, ponderar, discutir consigo mesmo, até chegar a uma conclusão e, assim, absorver todos os nutrientes espirituais possíveis contidos na Verdade que nos foi oferecida. Não fazendo isso é como deixar na feira ou supermercado tudo o que compramos. (incluído pós publicação em 01/12/2020)
Muitas pessoas vão vivendo as suas respectivas Vida como que na inconsciente expectativa de que as coisas irão acontecer a seu favor a qualquer momento; em algum dia. A qualquer momento? … Em algum dia? Devo alertar aos nossos irmãos que todas as Bençãos provém de Deus… Mas não cai do céu. O que cai do céu são chuvas, raios, trovões ou qualquer substancia material que é atraída pela gravidade da terra. Tudo o que vem a nós, para as nossas vidas, são “produtos” atraídos pelas nossas ações mentais. Tudo, bom ou ruim, bem ou mal, são processos mentais. Tudo o que chega até nós é por mérito; repito, é por meio de atração mental. Investigue, pois, constantemente sua mente e cuide dela com muito zelo. Fique muito atento aos seus desejos, vontades, fraquezas, preconceitos, sonhos conscientes ou, também, os inconscientes. Investigando com cuidado e atenção podemos observar, sim, desejos inconscientes.
A palavra “orar” parece que tem exclusivamente conotação religiosa; mas não é bem assim. Orar é pensar. A sua mente está em constante ação de pensar; de orar, portanto. Até mesmo no sono. A propósito disto vamos “investigar” ou simplesmente Refletir a partir dos evangelhos de Cristo em Marcos e também em Efésios.
Em Marcos 14:38 Diz: “Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação, pois, de um lado o espírito está pronto, mas, por outro lado a carne é fraca”. A afirmação “o espirito está pronto…” é porque todo espírito foi criado por Deus com absoluta perfeição. A carne é fraca significa que a mente humana não está totalmente desperta para a sua original perfeição e é passiva de desvios.
Em Efésios 6:18 Diz: Orai no espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração. Vigiai com toda a perseverança significa vigiar o que foi posto na oração; vigiai o que tem sido pensado (desejado, sonhado, conceituado).
Resumindo a “digestão” desses versículos: Mantenha a mente sempre no Bem e na Justiça. Cumpra sempre o que seja a Vontade de Deus. Assim estará em vigília e oração em todas as circunstâncias; o que representa estar com “humilde insistência e perseverança” na Vontade de Deus.
Não desperdice, pois, as suas “porções” diárias da Palavra. A saúde de sua Vida depende dessas substancias que nutrem o espirito.
Amém!
… è como ir à feira ou supermercado fazer as compras: você compra frutas, verduras, legumes, etc.; você traz eles para casa e trata muito bem deles: lava, descasca, pica, cozinha e consome! Ninguém deixa os produtos que adquiriu, lá no fornecedor. Trazemos todos para casa. Também quando participamos de um evento espiritual não devemos deixar no local o que adquirimos como informação (palavras da verdade). Devemos trazê-los todos para casa e cuidar deles: refletir, ponderar, discutir consigo mesmo, até chegar a uma conclusão; e assim absorver todos os nutrientes espirituais contidos na Verdade que nos foi oferecida. Não fazendo isso é como deixar na feira ou supermercado tudo o que compramos.